quinta-feira, 23 de abril de 2009

9º ano B - Alexia Schmidt-Hebbel Pedrazzoli Nº 1

Cesariana ou Natural?
Muitas mulheres grávidas pensam que fazendo cesariana, terá menos riscos e menos dor, apesar de ter menos dor ser verdade em parte, mas os riscos são bem maiores do que os riscos de natural.Muitos médicos muitas vezes não informam que existe risco muito maior do que os riscos do parto natural, pois como é raro ter complicações decorrentes da cesariana, os médicos falam “Isso não acontece nas minhas mãos”.Foi uma boa idéia a revista ter abordado esse fato.
Também a preferência pela cesariana, acaba acarretando custo muito maior tanto pra mulher quanto pro hospital.E aproximadamente 84 milhões de reais são gastos sem necessidade, em um ano.Esse dinheiro poderia ser usado para investimentos de outra forma a fim de ajudar a mãe e a criança.Mas não é o que ocorre.
Infelizmente, o Ministério adotou algumas medidas que não deram certo (aumentaram as taxas em vez de diminuir).Mas não é só informar a população, e sim também os hospitais e médicos.Outro fato importante que foi ótimo ter sido abordado.
Mas um fato importante que fez bem a revista ter lembrado foi que a questão dos partos cirúrgicos desnecessários é um problema de solução complexa que depende tanto da mudança de postura de ginecologistas e obstetras como da sociedade.
Mas para ajudar ou complicar a situação, existe uma pressão muito grande dos paises mais desenvolvidos e ricos, querendo a diminuição do crescimento populacional.
Mas outra coisa que parece bastante difícil de ser aceitado, é que existem mulheres que afirmam que preferiam o parto natural do que a cesariana, inclusive muitas citando “A dor no parto normal é forte, mas passa”.
Mas apesar disto, muitos médicos acabam se sentindo mais valorizados quando tem o controle da situação, portanto acaba tendo uma influencia na hora de escolher o método.E os partos naturais são mais barato do que as cesarianas.
Os médicos deveriam passar todas informações principalmente sobre os riscos da cesariana e da natural, e não fazer a mulher escolher a cesariana só porque acaba sendo um pouco mais caro e mais “rápido”.

Nenhum comentário: