quinta-feira, 23 de abril de 2009

9° ano C - Gabriel C. Antonini n°10

Mamãe por onde eu saio?

Após a leitura do texto “Uma escolha Errada” pude perceber o risco que a mulher corre em cada parto, percebi a diferença entre os tipos de parto e qual é o mais seguro a ser feito.
O parto natural para min é o parto mais correto a ser feito caso não aja complicações com o bebê nem com a mãe, pois esse é o processo natural da espécie e também o mais seguro, o que o bebê sofrera menos e mãe também.
Porém há pessoas que acham o parto normal mais perigoso, mais doloroso tudo isso por causa de sua cultura, principalmente aqui no Brasil um país onde o parto natural é visto como um sofrimento sem fim, cheio de riscos, e cheio de histórias falsas. Tudo isso causa muita insegurança na mulher, que acaba optando por uma cesariana, mesmo sem saber que a cesariana é muito mais dolorosa e perigosa do que a o parto normal, muitas vezes o médico por praticidade e rapidez do processo induz a mulher a fazer um parto operatório, porque esse parto pode ser agendado e é muito mais rápido do que o normal que pode levar até um dia com o acompanhamento dos médicos.
A cesariana é um parto mais rápido e que deve ser feito se a mulher tiver complicações em dar a luz, ou se o bebê estiver em uma posição errada, porém estudos mostram, a cesariana é mais perigosa. Os riscos que se corre em uma cesariana são: os de infecção hospitalar, erro médico sobre o momento do nascimento, sem contar que a dor pós-operatória é muito maior do que a dor do parto normal. Já os problemas do parto natural são: processo mais demorado, dor mais intensa, mas não prolongada.
Cada uma das formas de parto tem seus riscos, suas praticidades e suas indicações. Por isso cabe aos médicos ensinar e falar sobre os riscos da cesariana, os riscos do parto natural, e quando cada um deles é aconselhável, isso para que a mulher faça uma escolha consciente do que ela irá optar e depois não se arrependa.

Nenhum comentário: