sábado, 25 de abril de 2009

9° ano B - Victória Valler Celeri – – n° 32

Victória Valler Celeri – 9°B – n° 32

Falta de informação, ou escolha própria?

Após a leitura e reflexão do texto “Uma Escolha Errada” pude perceber que hoje em dia mulheres de classe média e alta que estão grávidas estão preferindo que seus filhos nasçam de parto cirúrgico. O texto nos dá números realmente muito elevados de tal ato, dizendo que de quatro entre dez mulheres escolhem a cesariana. O que realmente me espanta, é o fato do texto nos apresentar vários contras da cesariana. Como se o médico errar em algum cálculo da idade do bebê que esta para nascer, pode trazer riscos de morte a mãe e ao bebê, uma mãe realmente escolheria este método tendo a sua e a vida de seu filho em jogo, ou é apenas falta de informação?
Os médicos vêm indicando como para sua paciente as cesarianas, por dizerem que os riscos são muito menores, daí tirei a conclusão que alguns médicos estão preferindo pensar em tempo, pela cesariana ser mais rápida, e/ou pelos fins lucrativos, as cesarianas geralmente não estão inclusas nos planos de saúdes, tendo que serem pagas.
Um fato que achei muito bem articulado ao longo do texto foi o fato de abrirem campanhas para a conscientização do parto normal, para quebrar a idéia que vem sido lançada de que a cesariana é mais segura e melhor, não apenas para os casais, mas também para os ginecologistas e obstetras.
E além do aumento das cesarianas por falta de informação, muitas das mulheres vêm fazendo a laqueadura tubária, um método de esterilização definitiva, elas vêm preferindo esse método por ser considerado mais eficaz, por não conhecerem do dispositivo intra-uterino (DIU) ou até os hormônios injetáveis, que estão mais disponíveis para os casais. E este fato o texto traz, nos informando que a população deve ser mais conscientizada sobre os assuntos sexuais, sobre métodos anticoncepcionais, gravidez e o nascimento.

Nenhum comentário: