quinta-feira, 23 de abril de 2009

Gabriel Moretti

Uma pergunta que não quer se calar



Qual o parto mais seguro para a saúde do bebê e da mulher, normal ou cesariano? Essa é uma pergunta muito polêmica hoje em dia devido às diversas opiniões de diferentes médicos e famílias.
Primeiramente qualquer que seja o parto escolhido, a mulher tem que sempre ter uma indicação médica específica, pois isso tanto a mulher quanto o bebê podem correr riscos.
Hoje em dia o número de mulheres que preferem o parto cesariano é muito grande e isso preocupa muitos médicos, pois boa parte dessas cirurgias é desnecessária e nem sempre são a forma mais adequada de dar a luz à criança. Por esse e outros motivos várias estratégias foram tomadas por equipes, que muitas vezes acabaram não dando certo. A mais recente campanha é a Campanha de Incentivo ao Parto Normal, ela queria conscientizar a população sobre a importância do parto normal e ajudar a desfazer a idéia de que o parto cirúrgico é melhor e mais seguro.
Já foi perguntado a esses grupos porque não realizar campanhas para os ginecologistas e obstetras, e foi respondido que o objetivo era conscientizar as pessoas sobre a importância do parto normal e que essas pessoas passem a cobrar os profissionais de saúde. Eu pelo menos não vi mudanças depois dessas diversas campanhas, pois ainda saem em jornais e revistas reportagens, pesquisas e artigos de opinião sobre esse mesmo assunto, e todas parecem ter o mesmo resultado.
Além das mães, muitos médicos preferem o parto cirúrgico não só devido ao custo ser maior, mais eles sentem com mais controle sob a situação.
Esse aumento na taxa de cesáreos pode ser diminuído, mas isso seria difícil, pois hoje há alguns médicos com maior interesse no dinheiro do que na saúde dos seus pacientes, mas se continuarem com projetos e campanhas de conscientização essa taxa pode diminuir.


Nenhum comentário: