sábado, 25 de abril de 2009

9° ano B - Eduardo

Risco que pode ser evitado

Após ler o artigo “Escolha Errada” da revista Pesquisa, consegui entender mais sobre o parto cirúrgico e o parto normal, e percebi que a falta de informação e o medo acabam causando uma situação que poderia ser evitada.
No Brasil, quatro em cada dez crianças acabam nascendo do parto cirúrgico (cesariana), sem muita necessidade. Alguns médicos influenciam a mulher a fazer a cesárea, pois gastam menos tempo, acabam recebendo mais dinheiro. A mulher, achando que perde menos tempo com o parto e os médicos tendo um acesso mais rápido ao bebe, acaba realizando uma cirurgia desnecessária, que pode por em risco sua vida e a de seu bebe, pois como há um corte cirúrgico, pode haver infecções, existe um pós-operatório, e a mulher fica com cicatrizes.
Já no parto normal a mulher não fica com cicatrizes, não existe um pós-operatório, a mulher participa ativamente do processo e a sua recuperação é bem mais rápida.
Aprendi também que 73% das mulheres que já fizeram a cesariana optam pelo parto natural, pois é mais seguro que a cesárea, que é uma cirurgia, e alem disso o parto normal é preferido entre as mulheres. Com essas informações acredito que esse tipo de parto deveria ser mais praticado em todo o Brasil já que a maioria das cesarianas são feitas desnecessariamente.


Eduardo 9°B

Nenhum comentário: