quinta-feira, 23 de abril de 2009

9º ano A - Leonardo N°18

Parto cirúrgico, vantagem ou desvantagem?

No Brasil onde nascem aproximadamente 2,5 milhões de crianças por ano, há aproximadamente 560 mil partos cirúrgicos. E isso esta gerando muitas discussões em todo o mundo.
O Brasil é o segundo colocado no mundo na realização de partos cirúrgicos. Atualmente 4 de cada 10 crianças nascem de parto cirúrgico, o que é um numero muito exagerado.
Essa realidade preocupa, porque muitos desses partos são desnecessários e nem sempre é a forma mais segura de dar a luz.
No trabalho organizado pela OMS, especialistas em reprodução feminina avaliaram os resultados de quase 10 mil partos cirúrgicos e viram que os partos desnecessários fazem mais mal do que bem. Quanto maior o numero de partos cirúrgicos em um hospital, maior é o risco de complicação para a mãe e para o bebe.
Os problemas com partos cirúrgicos são raros, e muitas vezes muitos médicos dizem que nada ira acontecer de ruim. “Mas do ponto de vista populacional as conseqüências desses eventos são graves e devem ser levadas em consideração” diz Faúndes, professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp).
Os partos cirúrgicos dispensáveis contribuem para manter a mortalidade materna brasileira em níveis bem superiores aos de países desenvolvidos. Estima-se que entre 75 e 130 brasileiras em cada grupo de 100 mil morram durante o parto ou por complicações associadas à gravidez. Um numero bem elevado em ralação aos países desenvolvidos.
É necessário que as pessoas se conscientizem disso que esta sendo tratado, para que futuramente que as mães possam ter cada vez mais um parto seguro para ela e para o bebe.

Nenhum comentário: