sábado, 25 de abril de 2009

9° B - RAFAEL LUIZ AYUSSO ULSON nº 28

Cesárea: Realmente a melhor opção?

A reportagem publicada em junho de 2006, pela revista fapesp aborda um assunto que vem causando muita duvida e polemica no mundo inteiro, inclusive no Brasil, a questão do parto natural ou cirúrgico.
Atualmente vem ocorrendo um aumento muito grande do número de mulheres optando por parto cesariana. No Brasil, quatro a cada dez mulheres optam por parto cirúrgico. Muitas mães justificam dizendo que não dói, e que há um acesso mais rápido com a criança. Isto não é mentira, mas se você for analisar de um ponto de vista mais cientifico, é mais do que claro chegar à conclusão de que o parto cirúrgico sem necessidade, apesar de ter suas vantagens, é sim mais arriscado para a mãe e para a criança, por diversos motivos, como: pode haver complicações durante a cirurgia, chegando até a ocasionar a morte da mãe, pode haver infecções, entre outros.
A grande falta de informação das mulheres de hoje em dia, faz com que elas realizem muitos partos cirúrgicos sem necessidade, elas caem na onda popular de que é melhor porque não dói na hora da expulsão da criança e é mais rápido. O índice de cesarianas desnecessárias no Brasil chegou a 80%. Além disso, as mulheres são induzidas pelos médicos a fazerem o parto por cesárea, pois é mais vantajoso para eles (mais caro, mais rápido, entre outros).
Diante destes fatos é possível dizer com muita clareza que a mulher deve fazer o parto natural com mais freqüência, ao invés de realizar o parto cirúrgico na maioria das vezes.

Nenhum comentário: