quinta-feira, 23 de abril de 2009

9°ano C - Milena Calvo

Texto: Conforto ou segurança?

Depois de ler o artigo “Escolha Errada” eu conheci uma realidade muito diferente da minha, pois na minha realidade estamos acostumadas a ver mulheres grávidas dizendo que farão um parto cirúrgico, porque é o mais seguro. Mas de acordo com o texto, não é bem assim, já que é no parto cirúrgico que existem as maiores possibilidades da mulher morrer durante o parto, ter infecções hospitalares ou apresentar sangramentos graves. A criança corre o risco de morrer na hora do parto ou na primeira semana de vida, de nascer prematuro ou necessitar de cuidados especiais.
Um grande número dos partos cirúrgicos realizados são desnecessários e não apresentam segurança para o bebê e nem pra a mãe. Além de perigosos, são gastos sem necessidade. Calcula-se que no Brasil, onde são realizadas 560 mil cesáreas por ano, são consumidos 84 milhões de reais.
Eu achei esse texto muito interessante, porque eu desconhecia os reais problemas do parto cirúrgico. Acredito que se o governo sabe que não é recomendado e que a população não tem consciência disso, deveria promover campanhas e até mesmo cursos para conscientizar as mulheres que venham a ter a opção de escolha entre o parto natural e o parto cirúrgico. Deveriam também ser oferecidos cursos para a conscientização dos médicos que não alertam seus pacientes por não saberem ou por não julgarem importante.

Nenhum comentário: