quinta-feira, 23 de abril de 2009

9º Ano C - Stephanie

Falta de informação
O artigo “Escolha Errada”, publicado na revista Pesquisa da Fapesp, trata detalhadamente um tema atual muito preocupante, a escolha do modo como os partos serão realizados.
Como demonstram as pesquisas apresentadas, muitas mulheres que não têm necessidade de realizar uma cesariana acabam se submetendo á essa cirurgia, induzidas por médicos ou apenas por falta de conhecimento. O que muitas delas não sabem, porém, é quanto mãe e filho são expostos quando esse tipo de parto é o escolhido.
Quando tido como opção, o parto natural apresenta diversas vantagens para a mulher e para o bebê, como uma recuperação mais rápida e um risco menor de infecção hospitalar, além de não limitar o número de gestações da mulher e dela participar ativamente do processo.
Dados estatísticos brasileiros provam que são realizados milhares de partos cirúrgicos desnecessários no país e o índice é tão alto que chega e ser preocupante. Existem principais razões para isso, tais como a falta de acesso á informações, informações erradas como a de que uma cesariana dói menos que um parto normal, e a influência de médicos que descumprem princípios fundamentais de sua profissão.
Seria correto que um médico orientasse sua paciente pesando no melhor para ela e para seu filho, mas muitas vezes, é pelo dinheiro e pelo tempo que muitos deles aconselham-nas á tomar a decisão que pode ser considerada e errada, já que envolve um risco maior.
Podemos concluir então, que é preciso que projetos continuem sendo desenvolvidos pelo governo e que novos sejam criados e que é necessário que alguma medida seja tomada em relação á essa postura adotada por alguns médicos, para que, por meio de informações, as mulheres possam tomar a melhor decisão possível e ter conhecimento dos riscos desnecessários que elas e seus filhos podem vir a correr.

Nenhum comentário: