quinta-feira, 23 de abril de 2009

9º ano C - Carolina Monteiro Ferreira

Comentário crítico da reportagem



A revista traz um tema muito polêmico no mundo, e que hoje em dia também se encontra no Brasil. Esse assunto é a cesariana, que é um recurso muito utilizado no Brasil, mais que deveria ser amenizado. Hoje em dia, um número absurdo de pessoas estão optando pelo parto de cesárea, mas o que elas não sabem é que esse tipo de parto é arriscado, o contrario do que pensam e além de tudo, muito mais trabalhoso. Um parto simples natural, não exige nada demais, pode até feito em casa, mais assumindo certos riscos. Além disso, o natural não precisa de procedimentos médicos, anestesias, internação, todas essas coisas necessárias para uma cesárea, e além de tudo isso a cesárea implica com riscos de infecção hospitalar, de morte, há chances de o bebê nascer prematuro por mau cálculo do médico, ele também pode precisar de mais cuidados que o normal, e assim vai, há muitos desprivilegio na cesárea, mais que as mulheres não sabem. Isso é muito preocupante, pois como alguém faz um procedimento cirúrgico sem saber se há outra maneira mais segura? Além de despreocupação, é também um desleixo da mulher isso. Mas também acho que o homem sendo companheiro da mulher tinha que correr atrás e ver o que é o melhor pra ela. É muito certo sim o governo ter projetos de conscientializar a mulher dos riscos que está correndo, e, além disso, tentar diminuir as taxas de permissão nos hospitais. E também é necessário deixar as cesarianas para quem precisa de verdade, E não pra quem pode fazer o parto normal.
Mas também há pesquisas realizadas que diz que muitas mulheres fazem o parto para aproveitar e já fazer a laqueadura tubária, porque não conhecem outros métodos que também achem suficientes. Uma das causas do médico receitar o parto de cesárea é por insegurança, mais e errado isso pensando que para o paciente pode não fazer bem, ele poderia receitar para um outro fazer o parto natural.Mas pesquisas feitas diz que mulheres preferem o parto natural, mais as mulheres deixam nas mãos dos médico que por sua vez preferem a cesárea então é ir contra a argumentação de um médico.
É certo então esse assunto estar em polemica, pois não podemos ficar só nos centrando em um tipo de parto enquanto o outro pode ser bem melhor para a sua saúde.

Nenhum comentário: