quarta-feira, 22 de abril de 2009

9º ano B - Patrick Iafligiola Gomes Nº25

Tema: Escolha Errada



O parto normal é a via mais fisiológica e harmônica para o nascimento de um bebe.
Em qualquer espécie animal vemos o nascimento como um ato natural onde se deve ter o mínimo de agressão possível.
O momento exato do nascimento é dado por condições ideais da mãe e do bebe: por parte da mãe a formação de um canal de parto que é preparado durante toda gravidez com amolecimento dos músculos da bacia e do períneo e com uma elasticidade maior dos ossos da bacia que propiciam a expulsão do feto que por sua vez deve encontrar-se em condições de maturidade pulmonar perfeita e pronto para respirar.
Se essas condições forem atendidas o parto normal será muito mais saudável para o bebe, que rapidamente será alimentado com o colostro (que aparece mais rapidamente após o parto normal).e para mãe que no dia seguinte estará em condições de levantar-se e caminhar normalmente sem dores provocadas por um extensa corte que atravessa a pele, o tecido subcutâneo e o útero, de mais ou menos 12 centímetros e que leva 90 dias para cicatrização completa.
O parto cesariana tem algumas indicações, exemplo o caso de pacientes com cardiopatias graves onde o esforço físico pode levar a descompensaçao do quadro cardiológico e ate óbito, ou mesmo algumas posições do feto podem ser de risco caso seja insistido no parto normal (feto na posição sentada).
Seguramente não é o final de semana de folga do medico o indicador da data da cesárea, isto sim pode causar complicações seriíssimas para mãe e para o bebe.
Deve-se levar em conta que complicações são sinônimas de gastos que podiam ser evitados e no nosso caso estes poderiam ser utilizados para beneficiar estes novos indivíduos e seus familiares (construção de creche).
Respeito as leis da natureza, bom senso e correta orientação são imprescindíveis para a saúde da mãe e do seu filho.

Nenhum comentário: