domingo, 26 de abril de 2009

9° ano C - Rodrigo M. Antonini n°30

Nome: Rodrigo M. Antonini n°30 9° ano C

Desinformadas

Em junho de 2006, a revista FAPESP publicou um artigo com o título de “Escolha Errada”, que se referia aos partos cirúrgicos e naturais. Calcula-se que no Brasil a cada dez crianças, quatro nascem por meio de uma cesárea, sendo esse um número além de escandaloso e assustador, um demonstrador alarmante de cesáreas desnecessárias.
A cesárea, se realizada necessária e corretamente, pode ser muito vantajosa, mas não é o que vem ocorrendo. Grande parte desses feitos no Brasil (cerca de 80%), não tem necessidade de serem desenvolvidos por meio dessas cirurgias. Elas acabam prejudicando a mãe e a criança, pois o risco de infecção hospitalar aumenta, assim como a probabilidade de ocorrer um sangramento grave.
Esse grande número de mulheres, que acabam optando pela cesárea, se deve ao fato de muitas delas não terem conhecimento da melhor forma de parto a ser realizado, das vantagens e desvantagens de cada tipo e por serem influenciadas por muitos médicos.
Muitas pacientes são aconselhadas por profissionais a optarem por um parto cirúrgico, que alegam que este é mais seguro e tranqüilo. Na verdade, o interesse de muitos médicos nas cesarianas é que elas são mais rápidas e mais bem remuneradas.
No entanto, é preciso que as mulheres conheçam as vantagens que um parto natural pode apresentar. Tais elas como uma recuperação mais rápida e sem pós-operatório, a não limitação do número de gestações dessa mulher e dela participar ativamente de todo o processo.
Após ler esta reportagem, pude avaliar que muitas mulheres não têm conhecimento suficiente de coisas que dizem respeito a partos, o que é fundamental, já que a vida delas também pode estar um perigo. Não devemos culpar exclusivamente á elas, mas também uma falta de ética presente em alguns médicos que não informam-nas da maneira como deveriam, tendo como prioridade si mesmos, e não as pacientes.

Nenhum comentário: