quarta-feira, 22 de abril de 2009

9ºano A - Anna Carolina


Por que Cesárea?

O Brasil é o segundo país com maior índice de partos cesáreos do mundo e isso preocupa, pois como constatei no texto este tipo de parto é mais perigoso do que o parto natural onde a mulher tem mais risco de morrer por infecção hospitar ou grande perda de sangue.
A maioria desses partos cesarianos são desnecessários, e acabam sendo feitos por maior comodidade da paciente e do médico que saberão a hora certa que o bebê irá nascer. Os médicos que fazem a cesárea alegam que com essa cirurgia eles tem maior controle da situação o que eu acho que não é verdade, pois um médico bem treinado tem controle na situação tanto no parto normal quanto na cesárea e eles deviam considerar isso. Então com toda essa situação o Ministério da Saúde adotou algumas medidas e a mais recente é a Campanha de Incentivo ao Parto Normal para conscientizar a população sobre a importância deste tipo de parto e tirar a ideia da população de que o parto cirurgico e mais seguro e melhor.
Outro fator que também tem aumentado os partos cirurgicos é que o governo federal até 1980 pagava mais aos médicos pela cesárea do que pelo parto normal, agora isso foi reduzido no setor público , o SUS paga aos hospitais R$317,39 pelo parto normal e R$ 443,68 pela cesárea,o que não foi muito eficaz.
As mulheres também optam pela cesárea, pois pode-se fazer a laqueadura logo após a cesarea e acham que o dispositivo intra-uterino (DIU) e os hormônios injetáveis trimestrais nao são tão eficientes. Na minha opinião deveria haver uma campanha para incentivar os homens a fazerem a vasectomia que é uma cirurgia mais simples.
Depois de tudo que já foi feito acho que o foco maior ainda deveria ser com as gestantes visando reduzir o medo do parto, e orientando quanto aos benefícios do parto normal e do pos operatório.

Nenhum comentário: