quarta-feira, 22 de abril de 2009

9ano A - Aline Ficker Barbosa N° 1

Normal ou cesariana?


Com o correr dos anos, o parto cesariana foi sendo muito mais usado, por conforto das duas partes, da paciente e do médico, por ter hora marcada para a cirurgia, pela anestesia local. Mas esse tipo de parto pode parecer o mais seguro, mas na verdade não é, pode haver uma série de complicações, como infecções hospitalares, hemorragias.
Outro problema é a limitação do número de filhos, pois são cortados 5 tecidos da pele perto dos pelos pubianos, se esta região for aberta muitas vezes ela pode sofrer um futuro problema.
Então o governo vem organizando várias campanhas, como a que incentiva o parto normal, mostrando para a população que é muito mais seguro fazer o parto normal do que a cesariana.
Outro motivo para que a cesariana não seja feita é o gasto desnecessário, pois a cirurgia custa muito mais caro do que um parto normal, podendo o dinheiro ser usado com gastos para o bebe.
Para as mães do primeiro bebe, é mais difícil optar por parto normal ou cesariana, deixando tudo na mão do médico, e quando ele se sente mais poderoso, resolve fazer o que é melhor para ele.
Já as mães que ter 2 ou mais filhos, mesmo sendo todos feios por cesarianas, dizem que o perto normal é a melhor escolha. E as mães que já tiveram filhos com parto normal e cesariana, também dizem que preferem o parto normal, por que o grande medo das mulheres é a dor do parto, mas na verdade o que dói mais é a dor dos pós operatório, mas muitas mães de primeira viajem por na maioria das vezes não serem avisadas pelo médico escolhem a cesariana por medo da dor.
Mas atualmente o plano de evitar as cesarianas não tem dado certo, elas só aumentaram,sendo hoje de 82% sendo eles realizados por planos de saúde e pelo sistema único de saúde.
Mas a culpa não é só das mulheres, os médicos, recebem mais dinheiro por uma cesariana do que por um parto normal, preferindo assim uma cesariana.

Nenhum comentário: