sábado, 25 de abril de 2009

9 ano B - Murilo Vendramel Joaquim No 23

Parto natural ou Cesariana ?


Após ler o artigo ”A escolha errada” da revista Pesquisa, da FAPESP, cheguei a conclusão de que no Brasil há um índice elevado da utilização do parto cirúrgico, mais conhecido como cesariana.
Cerca de 40% dos partos realizados em 1 ano são cesáreas, e desses, 65% são feitos desnecessariamente, pois o parto cirúrgico só é indicado quando o cordão umbilical está enrolado no pescoço do bebê ou quando há redução do líquido amniótico e mesmo assim, nao existe a necessidade completa do uso do parto cirúrgico.
Um dos grandes motivos dos partos cirúrgicos serem mais utilizados é que a maioria das mulheres acredita que a cesariana é muito mais vantajosa, por ser mais segura, mas na verdade é o contrario, pois esse tipo de parto aumenta as chances da mãe ou da criança ir a óbito. Os obstetras também não colaboram, pois, mesmo sabendo que o parto natural é mais vantajoso eles incentivam o parto cirúrgico, pois com isso os médicos ganham tempo, e ainda recebem pela cirurgia que fazem, com isso a quantidade de partos cirúrgicos realizados sem necessidade é muito grande.

Nenhum comentário: