quinta-feira, 23 de abril de 2009

9º ano C - João Pedro nº16

Hoje em dia temos milhares de assuntos, referentes à área da ciência, que causam muitas discussões, pois são vistos de diferentes modos. Um dos principais assuntos em pauta, que tem causado muita polemica é o caso do parto cirúrgico, ou como chamado por muitos, cesariana. Este assunto causa polemica, pois desde 1980 o número de mulheres que têm optado por parto cirúrgico, sem necessidade aumentou rapidamente.
Mulheres, que em sua maioria são de classe média e alta, têm optado pelo parto cirúrgico sem saberem os riscos que estão correndo. Elas acabam preferindo esta alternativa, por ela ser mais rápida, por parecer que a dor seja menor e por acharem que dessa forma, onde o médico aparenta ter total controle da situação, seja mais seguro, porém um parto cirúrgico dói muito mais do que o parto normal, não na hora, pois a mulher estará anestesiada, mas sim após a cirurgia, além de ser muito menos seguro.
Calcula-se que no Brasil nasçam 2,5 milhões de crianças em um ano e que atualmente 560 mil dessas crianças nasçam de parto cirúrgico. Muitas pessoas estão muito preocupadas com esses dados, por isso há muitas discussões sobre este assunto, onde há comentários como “É impressionante o grau de abuso da cesariana no país”, dito pela socióloga Jacqueline Pitanguy, diretora da ONG Cepia, que atua na área de direitos reprodutivos e sexuais e ela completa dizendo “Há por aqui um descaso histórico com gestação e parto”.
Toda essa polemica, ocorre porque muitos não concordam com essa taxa altíssima de partos cirúrgicos, porém para os médicos o parto cirúrgico é muito mais vantajoso, então eles acabam não contando a suas clientes todos os riscos que elas estão correndo, por isso têm sido feitas muitas reportagens mostrando os riscos da cesariana e a facilidade do parto normal, como: “Os ricos da Cesárea”, publicado na revista Fapesp. Esse artigo mostra todos os dados numéricos sobre a cesariana e comenta sobre todas as discussões que tem ocorrido, alem de mostrar a opinião de médicos e pessoas ligadas indiretamente a esse assunto.
Seria bom que todas as mulheres grávidas, antes de optarem por qual parto gostariam de fazer, lessem artigos como este, pois assim elas poderiam escolher o melhor caminho a seguir e estariam cientes de todos os riscos a serem corridos, alem de saberem as diferentes opiniões de especialistas sobre o assunto. Se isso ocorresse com certeza o número de cesarianas iriam baixar.

Nenhum comentário: