sábado, 25 de abril de 2009

Ju Bazzi

Dilemas do parto

Muitas pessoas hoje em dia optam pelo parto de cesárea, porque acham que é mais seguro e não dói tanto quanto o parto normal, por conta disso há muitas mulheres que preferem fazer o parto cirurgicamente sem a mínima necessidade, e sem saber também que o risco de vida tanto da mãe quanto do filho, é muito maior. No Brasil, hoje, cerca de 80% das mulheres escolhem fazer o parto por cesárea,o que causa um aumento de custo muito grande para o governo, que poderia estar investindo em outras áreas.
Já existem vários projetos sociais que tentam conscientizar a população sobre a questão do parto, para tentar diminuir o número de partos por cesárea e aumentar os partos “normais”.
Esse problema não ocorre somente em hospitais públicos, mas também nos particulares. Mas se o nível de cesáreas diminuir no setor público, já irá melhorar muito essa questão. Nos hospitais privados o médico que irá fazer o parto cobra mais caro para fazer um parto normal do que uma cesárea, porque para fazer um parto normal, o médico precisa ficar à disposição até que a criança nasça, fazendo com que o paciente opte pelo parto cesariano, que é mais barato.
É muito importante que toda a população tenha consciência dos riscos que a cesárea pode ter, assim poderão fazer a melhor escolha para a própria saúde e para a saúde do bebê.

Nenhum comentário: