quinta-feira, 23 de abril de 2009

9 ano C - Laura Campos de Cerqueira Leite

Comentário sobre o parto a partir do artigo ‘’ escolha errada’’- Revista FAPESP Junho de 2006.

Hoje em dia no Brasil o números de mulheres que vêm optando pelo parto cesáreo está aumentando muito, muitas vezes esses partos ocorrem sem necessidade, apenas porque a mulher se sente mais segura e acha que não vai sentir tanta dor, mas é o contrário o parto cesáreo não dói na hora de dar a luz, mas dó muito nos dias seguintes por conta dos pontos que são feitos após a cirurgia, sem contar que o risco de vida da mãe e do bebê é maior do que o risco que ocorre no parto normal. No Brasil estimasse que entre 75 e 130 mulheres entre 100 mil morrem por causa do parto ou por complicações na gravidez.
As mulheres aqui no Brasil deveriam pensar melhor e se informar mais para terem certeza de qual é a melhor escolha, a do parto cesariano ou a do parto normal, para que a mortalidade diminua. O médicos deveriam informar melhor suas pacientes dos riscos que elas correm com cada um e de qual seria o melhor parto para elas. O parto cesariano deveria ser praticado apenas se houvesse algum risco de vida com a mãe e/ou com o bebê, caso contrário o parto normal é a melhor escolha. É claro que o parto normal também tem seus riscos, mas eles são menores do que o parto cesariano.
Mesmo aquelas que o médico falou que não teria problema fazer um parto cesariano sem necessidade (apenas por um ‘’capricho’’) deveriam se informar melhor e talvez até consultar outros médicos para ver o que eles pensam sobre a escolha tomada e o que eles recomendariam para a segurança da mãe e da criança.
Com tudo isso que vimos podemos concluir que na maioria das vezes o parto normal é o melhor para a segurança do bebê e da mãe, mas que também tem os casos que o parto cesariano é o mais indicado, mas para sabermos disso temos que nos informar para ter certeza de que a escolha tomada é melhor.

Nenhum comentário: