quarta-feira, 22 de abril de 2009

9ºano A - Caique Moreira nº4

“Negligência dos médicos ou ingenuidade das mães?”


Hoje em dia as taxas de partos cirúrgicos tem crescido bastante, e é sobre isso que o artigo “Escolha Errada”, publicado na Revista Fapesp alerta. Através de uma pesquisa internacional publicada em uma das mais renomadas revistas médicas do mundo, a Lancet, o artigo mostra os riscos da realização do parto cirúrgico e o quanto ele vem sendo utilizado pelos médicos do Brasil desnecessariamente.
O autor deste artigo nos apresenta vários dados sobre o parto cirúrgico que muitas mulheres não conheciam, como que ele causa 5 vezes mais morte do que o parto natural e que ele não é tão necessário quanto dizem os médicos.
Apesar de o autor do texto não ter escrito isso, ele deixa claro que acredita que uma parte dos partos cirúrgicos acontecem por falta de interesse dos médicos, pois coloca em seu artigo depoimentos de pessoas que pensam assim. Segundo essas pessoas, é mais viável à um obstetra marcar uma consulta e realizar de uma vez a cesariana do que ter que acompanha a paciente por um tempo indeterminado.
O autor afirma logo em seguida que esse não é o único motivo da preferência dos médicos, pois eles se sentem muito mais seguros ao realizar uma cesárea. As mulheres geralmente confiam irrevogavelmente no médico, e por isso não contestam sua decisão e aceitam realizar o parto cirúrgico.
Esse artigo foi muito bem escrito, pois permite que o leitor descubra através dele os riscos do parto cirúrgico e conclua que é preciso que tanto os médicos e obstetras quanto as futuras mães se conscientizem sobre o grande número desnecessário de partos cirúrgicos no Brasil.

Nenhum comentário: