quinta-feira, 23 de abril de 2009

9ºano C - Anna Lúcia Bierrenbach Souza Manzan nº. 1

Partos Cesarianos bons ou ruins?
A revista Lancet mais respeita do mundo anuncia que partos cesarianos têm que ser feito com os auxiliados dos médicos porque se não futuras mamães e bebes vão correrem riscos de saúde, por que a cesariana já passou do limite que podia.
Com esse recado o um impacto muito grande. O Brasil é o segundo colocado em realizações s ginecologistas, obstetras da America Latina, em especial o Brasil, tiveram de partos cesarianos no mundo.
Desde 1980, os índices estão muito elevados, entre as mulheres de classe media e alta. Muitas vezes os obstretras e as futuras mamães marcam a cesariana antes do final da gestação. De cada dez crianças que nascem quatro delas são de cesarianas e é bem maior do que a Organização Mundial da Saúde pode aceitar.
Muitas mulheres crêem que é melhor para elas o parto cesariano, mas na verdade isso de “crê” não tem na a ver porque elas iram sentir uma dor infernal do pós-operatório e podem pegar uma infecção hospitalar. Mas se fosse de parto normal elas não iriam sentir dor depois do parto e não pegaram infecção hospitalar e seu nenê nascera sem risco de saúde e sua mamãe também não terá riscos de saúde.
Há quatro séculos atrás o risco de morrer em uma cesariana era muito grande, mas hoje esse risco diminuiu muito, pois a tecnologia ajuda bastante os médicos nesses procedimentos.
Os dados brasileiros esta bem fácil de associar partes dessas mortes à cesarianas. Um estudo internacional comprova que cada cem mulheres perdem a vida a cada cem mil partos de cesarianas, cinco vezes a mais do que o parto normal.
No século retrasado de três a quatro mulheres morriam de infecção ou sangramento intenso por causa da cirurgia sem ser necessárias.
Abusamos de mais da cesariana e isso é impressionante que os médicos não fazem nada para ajudar a deter. Porque eles sabem que a cesariana custa mais caro do que um parto normal, e você não precisa ficar o dia inteiro junto a sua paciente para ver se ela esta ou não bem, isso só vai acontecer se for um parto normal.
Os índices de cesarianas estão elevados a mais de duas décadas e o Ministério da Saúde teve que tomar decisões drásticas, mas isso não adiantou para a diminuição dos partos cesarianos.
A culpa é dos obstretras e dos ginecologistas porque são eles que falam o que as mulheres devem ou não fazer partos normais, eles falam que o parto normal dói muito e que você poderá sentir muita dor depois do parto. Já no outro parto falam que você não ira sentir muita dor.
O setor público é o que tem mais parto cesariano do que no privado, o publico faz parto cesarianos em media por ano uns 618mil partos, já no privado são entorno de uns 246mil partos por ano.
Com essas infecções pós-operatório nos últimos cinqüenta anos a cesariana ficou conhecida no mundo e isso não é nada bom, pois as pessoas podem querem opinar por ela e vez do parto normal.
Na década 1970 o parto cesariano dobrou e não parou de subir ate hoje em dia, hoje elas corresponde a 82% dos partos pagos por convênios médicos, que atendem catorze milhões de pessoas com as idades de dez a quarenta e nove anos. Isso é um absurdo um governo desses que permitiu isso só porque o parto normal é mais barato do que o parto cesariano, isto é, um absurdo por que o parto normal deveria custar mais caro, visto que o medico passa o dia inteirinho com você e sabendo que ele não pode fazer mais nada naquele dia; já os partos cesarianos deviam custar mais baratos porque ele pode fazer mais coisas naquele dia do que ficar la com você esperando que o bebê nasça.
Os médicos deviam pensar melhor o que eles fazem porque senão pode afetar mais a população e muita gente morrer por causa deles que não quiseram fazer partos normais.

Nenhum comentário: